Objetivos
Projetos
A unidade de Investigação e Desenvolvimento da empresa encontra-se integrada em diversos projetos regionais, nacionais e europeus, que vão de encontro aos objetivos empresariais que a Phytoalgae estabeleceu. De uma forma geral, os projetos e as atividades desenvolvidas nos mesmos têm o propósito:
Transformação e valorização dos resíduos agroindustriais para a produção de compostos bioactivos em microalgas
Este projeto tem como pilar central a produção biológica de microalgas com vista à obtenção de compostos bioativos, utilizando resíduos provenientes da agroindústria madeirense. O projeto visa a produção sustentável de biomoléculas com grande potencial de introdução em suplementos nutracêuticos e produtos de cosmética, para manter ou melhorar o bem-estar e a saúde da população em geral.
Otimização de produção de microalgas para a produção de suplementos alimentares nutracêuticos através de fracionamento seletivo
O projeto tem como objetivo a produção de suplementos alimentares de alto valor acrescentado, derivados da fração lipídica e que apresentem uma alta capacidade nutracêutica. Neste âmbito o projeto irá não só otimizar todos os parâmetros associados ao processo produtivo das microalgas, como aplicar um novo método de extração por fracionamento seletivo com recurso à técnica de Fluído Supercrítico de CO2 para a obtenção dos produtos. Desta forma a empresa criar produtos nutracêuticos naturais, biológicos, diferenciadores, de qualidade premium e, que tenham a capacidade de prevenir e tratar algumas doenças.
Processamento extensivo da biomassa de microalgas para a extracção de proteínas com propriedades nutritivas, nutracêuticas e farmacêuticas
A necessidade do projeto PhytoNUTRE nasce da actual capacidade da empresa em produzir microorganismos com elevado potencial nutritivo e económico, as microalgas e cianobactérias, e querer diversificar-se e diferenciar no mercado nacional e internacional, sendo o objectivo principal produzir suplementos alimentares com alto valor acrescentado, derivados da fracção proteica e que apresenta uma alta capacidade nutracêutica e farmacêutica. Estes compostos são conhecidos pela sua grande capacidade nutritiva e diversidade de aplicações na indústria e na saúde humana, no caso das enzimas. O objetivo é proporcionar aos consumidores novos produtos nutracêuticos, naturais e biológicos, manufacturados de forma a providenciar um grau de qualidade superior e diferenciador, sempre acompanhado do selo "Made in Portugal"
Expansão da capacidade produtiva de biomassa e automatização do processamento e embalamento
O principal objetivo do projeto PhytoPLUS consiste no aumento da capacidade produtiva de biomassa de espécies de microalgas autóctones da RAM, assim como na automatização do processo de embalamento dos produtos. A implementação deste projeto tem em vista o aumento do volume de negócios da empresa, a redução dos custos e tempo despendido no processo de embalamento, assim como, atingir a internacionalização dos produtos diferenciados que se produz atualmente.
Publicações
Perspective Application of the Circular Economy in the Blue Biotechnology: Microalgae as Sources of Health Promoting Compounds. Fernandes, I., Pinto, R., Aguiar, R., Correia, R., 2020.
DOI: 10.33552/GJNFS.2020.03.000551.
Fatty Acids Polyunsaturated as Bioactive compounds of Microalgae: Contribution to Human Health. Fernandes, I., Pinto, R., 2019.
DOI: 10.33552/GJNFS.2019.02.000526.
1º prémio da categoria Jovem Empresário Rural
https://www.premioinovacao.pt/vencedores-2019/