I & D

Objetivos

Projetos

A unidade de Investigação e Desenvolvimento da empresa encontra-se integrada em diversos projetos regionais, nacionais e europeus, que vão de encontro aos objetivos empresariais que a Phytoalgae estabeleceu. De uma forma geral, os projetos e as atividades desenvolvidas nos mesmos têm o propósito:

  • Criar novos produtos com aplicação em diversas áreas.
  • Inovar produtos já estabelecidos no mercado.
  • Desenvolver tecnologias inovadoras, eficientes e amigas do ambiente.
  • Criar novos processos produtivos que incrementem a produtividade e a qualidade.
  • Explorar novas fontes de matéria-prima com origem em microalgas.
  • Transformação e valorização dos resíduos agroindustriais para a produção de compostos bioactivos em microalgas

    Este projeto tem como pilar central a produção biológica de microalgas com vista à obtenção de compostos bioativos, utilizando resíduos provenientes da agroindústria madeirense. O projeto visa a produção sustentável de biomoléculas com grande potencial de introdução em suplementos nutracêuticos e produtos de cosmética, para manter ou melhorar o bem-estar e a saúde da população em geral.

    Otimização de produção de microalgas para a produção de suplementos alimentares nutracêuticos através de fracionamento seletivo

    O projeto tem como objetivo a produção de suplementos alimentares de alto valor acrescentado, derivados da fração lipídica e que apresentem uma alta capacidade nutracêutica. Neste âmbito o projeto irá não só otimizar todos os parâmetros associados ao processo produtivo das microalgas, como aplicar um novo método de extração por fracionamento seletivo com recurso à técnica de Fluído Supercrítico de CO2 para a obtenção dos produtos. Desta forma a empresa criar produtos nutracêuticos naturais, biológicos, diferenciadores, de qualidade premium e, que tenham a capacidade de prevenir e tratar algumas doenças.

    Publicações

    Perspective Application of the Circular Economy in the Blue Biotechnology: Microalgae as Sources of Health Promoting Compounds. Fernandes, I., Pinto, R., Aguiar, R., Correia, R., 2020.

    DOI: 10.33552/GJNFS.2020.03.000551.

    Perspective Application of the Circular Economy in the Blue Biotechnology: Microalgae as Sources of Health Promoting Compounds. Fernandes, I., Pinto, R., Aguiar, R., Correia, R., 2020.

    DOI: 10.33552/GJNFS.2020.03.000551.

    1º prémio da categoria Jovem Empresário Rural

    https://www.premioinovacao.pt/vencedores-2019/

    Parceiros